Este tipo de instalação é caracterizado por não utilizar motobomba para circulação da água entre os coletores e o reservatório térmico. A circulação ocorre de maneira natural, sendo estimulada pela diminuição da densidade da água aquecida nos coletores, que flui em direção ao reservatório térmico, onde a água está mais fria e, portanto, com maior densidade. A água fria então se movimenta, ao mesmo tempo, do reservatório em direção aos coletores, em um ciclo que é mantido enquanto a intensidade de insolação puder fornecer energia ao sistema.
Em sistemas por termossifão não é recomendada a associação de mais de uma bateria com no máximo 5 (cinco) coletores em paralelo. Acima disso é recomendada a instalação com circulação forçada (com motobomba).
A distância entre os coletores e o reservatório não deve ser superior a 5 m. A tubulação deve ser reta, sem formação de sifões ou cavaletes, além de apresentar inclinação de no mínimo 2% no sentido da subida para o reservatório térmico.
No sistema desnível, a caixa de água fria fica instalada acima do reservatório térmico, conforme demonstra as imagens abaixo.
O bom funcionamento deste tipo de instalação requer a observação de alguns limites na instalação, conforme mostra a Figura 11.
Figura 10 - Esquema de instalação – Circulação natural (termossifão) de baixa pressão.
Figura 11 - Alturas recomendadas para circulação natural (termossifão) de baixa pressão.
Em situações onde não seja possível a construção do sifão negativo (itens "L" da Figura 10 e "K" da Figura 11), pode-se construir um sifão positivo mas neste recomenda-se a instalação de um respiro ou válvula eliminadora de ar, para evitar a formação de bolsões de ar.
A característica desta montagem é o nivelamento do reservatório com a caixa d’água. Este tipo de instalação é recomendado para locais onde a caixa d’água não possa ficar acima do reservatório. A Figura 12 apresenta um esquema de instalação.
O funcionamento do sistema em nível é o mesmo do sistema de termossifão. O bom funcionamento deste tipo de instalação depende do cumprimento de alguns limites de distância e posicionamento, conforme mostra a Figura 13.
Figura 12 - Esquema de instalação – Sistema em Nível de baixa pressão.
Figura 13 - Alturas recomendadas para o sistema em nível de baixa pressão.
Em situações onde não seja possível a construção do sifão negativo (itens "L" da Figura 12 e "J" da Figura 13), pode-se construir um sifão positivo mas neste recomenda-se a instalação de um respiro ou válvula eliminadora de ar, para evitar a formação de bolsões de ar.