A característica deste tipo de instalação é a utilização de uma motobomba, comandada por um Controlador Diferencial de Temperatura (CDT) para realizar a circulação da água entre os coletores e o reservatório térmico.
No sistema bombeado, não há necessidade de desnível entre os coletores e o reservatório térmico, permitindo maior versatilidade na instalação inclusive em telhados mais baixos. Observa-se também um melhor rendimento do sistema de aquecimento nesse tipo de instalação, por proporcionar melhor aproveitamento da insolação.
Em muitos casos é possível a conversão de Sistemas de Aquecimento originalmente montados para funcionamento por termossifão em sistemas bombeados. Já a conversão de sistemas bombeados para termossifão podem apresentar restrições técnicas. Em qualquer situação de necessidade de alteração na instalação original, deverá ser solicitada a assistência técnica do instalador autorizado, sob pena de perda de garantia.
Figura 18 - Esquema de instalação – Circulação forçada (bombeado) de baixa pressão.
Figura 19 - Alturas recomendadas para circulação forçada (bombeado) de baixa pressão.
Em situações onde não seja possível a construção do sifão negativo (item "R" da Figura 18 e "N" da Figura 19), pode-se construir um sifão positivo mas neste recomenda-se a instalação de um respiro ou válvula eliminadora de ar, para evitar a formação de bolsões de ar.