Manual de Instalação do Aquecedor Solar

Sistemas com baixa Pressão - circulação natural ou termossifão

As instalações por termossifão não utilizam energia elétrica para a circulação de água entre os coletores e o reservatório, esta circulação ocorre devido à diferença de densidade entre a água quente e a água fria.

Com a incidência de radiação solar, a água contida nos coletores sofre um aquecimento gerando um diferencial de temperatura e de densidade entre a água contida no reservatório térmico que fica posicionado em um nível superior. Com a diferença de densidade, a água fria que estava no reservatório passa a ocupar a serpentina do coletor forçando a movimentação da água quente que retorna ao reservatório. Este ciclo se repete buscando um equilíbrio.

Para garantir a circulação natural, é de extrema importância que sejam seguidas todas as instruções para a instalação do aquecedor solar, respeitando sempre as distâncias, posições e recomendações.

São possíveis duas formas de instalação por termossifão: Desnível e Nível. Algumas reco- mendações são essenciais para ambas instalações:

  • Para evitar deformações por vácuo no reservatório térmico, é obrigatória a instalação de respiro na saída da água quente para consumo.

  • Na interligação entre o reservatório térmico e os coletores solares, não deve haver sifão, pois poderá ocorrer acumulo de ar, evitando a circulação natural da água.

  • Um sifão de no mínimo 30 cm deve ser feito entre a caixa d’água e o reservatório térmico, para que a água quente não retorne para a caixa d’água fria, ou uma válvula de retenção deverá ser instalada.

Sistema em desnível

No sistema em desnível, deve-se atentar para os seguintes pontos:

  1. Desnível de 10 cm entre os coletores solares e o reservatório térmico.

  2. A caixa de água fria deve estar acima do reservatório térmico e não deve ultrapassar a altura* máxima de 5 metros para boiler de baixa pressão e 40 metros para boiler de alta pressão.

*Altura entre o fundo do reservatório térmico e o topo da caixa d’água.

Projeto de Instalação em Desnível

Instalação ciculação natural em desnível.

Sistema em nível

No sistema em nível, deve-se atentar para os seguintes pontos:

  1. Desnível de 10 cm entre os coletores solares e o reservatório térmico.

  2. Deve haver uma lâmina de água de no mínimo 10 cm acima do nível superior do reservatório.

Projeto de Instalação em Nível

Instalação ciculação natural em nível.

Cuidados após a instalação

Alguns cuidados são essenciais após a instalação de um Aquecedor Solar.

  1. Abra todos os pontos de consumo para retirar o ar das tubulações;

  2. Inspecione as soldas e tubulações afim de sanar todos os vazamentos;

  3. Teste os componentes elétricos do sistema;

  4. Verifique a temperatura definida no termostato do reservatório térmico. Recomenda-se que a temperatura seja ajustada entre 40 e 50 graus Celsius.

“Somos apaixonados pelo nosso planeta e queremos torná-lo mais sustentável.“